1. INTRODUÇÃO

Entende-se criança como um ser diferente do adulto, diferenciando na idade, na maturidade, além de ter certos comportamentos típicos. Contudo, desconsiderando a idade, o limite entre criança e adulto é complexo, pois este limite está associado à cultura, ao momento histórico e aos papéis determinados pela sociedade. Estes papéis dependem da classe social-econômica em que está inserida a criança e sua família. Não tem como tratar a criança analisando somente sua ‘natureza infantil’, desvinculando-a das relações sociais de produção existente na realidade.
A valorização e o sentimento atribuídos à infância nem sempre existiram da forma como hoje são concebidas e difundidas, tendo sido modificadas a partir de mudanças econômicas e políticas da estrutura social. Essas transformações são percebidas em pinturas, diários de família, testamentos, igrejas e túmulos, o que demonstram que família e escola nem sempre existiram da mesma forma.

Lições

1. INTRODUÇÃO
2. UMA BREVE HISTÓRIA
3. UMA BREVE HISTÓRIA II
4. UMA BREVE HISTÓRIA III
5. UMA BREVE HISTÓRIA IV
6. UMA BREVE HISTÓRIA V
7. EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL
8. EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL II
9. EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL III
10. EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL IV
11. EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL V
12. A EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO – ALGUMAS QUESTÕES
13. A EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA CONTEMPORANEIDADE
14. A EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO – ALGUMAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
15. A EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO – ALGUMAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS II
16. A EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO – ALGUMAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS III
17. A EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO – ALGUMAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS IV
18. A EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO – ALGUMAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS V
19. A EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO – ALGUMAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VI
20. A EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO – O PAPEL DO EDUCADOR


Exercicios

Exercicios



Mais Conteúdos

Sobre o processo de construção do conhecimento: o papel do ensino e da pesquisa
Arte e construção do conhecimento: uma reflexão para a educação infantil
Jogo e Aprendizagem
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO: EXPLORANDO AS SITUAÇÕES COTIDIANAS
INFÂNCIA E CONHECIMENTO ESCOLAR: PRINCÍPIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO FÍSICA “PARA” E “COM” AS CRIANÇAS
A interacção em educação de infância: uma construção colaborativa do conhecimento
A ATIVIDADE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DA CRIANÇA: PERCEPÇÃO DE FENOMENOS DA NATUREZA – PROJETO BRINCANDO COM CIÊNCIAS
A construção do conhecimento SEGUNDO PIAGET
Processos Interacionais e a Construção de Conhecimento e Subjetividade de Crianças
A Importância do Brincar na Construção do Conhecimento
O PROJECTO NETINFÂNCIA E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO PROFISSIONAL NUMA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA
As Múltiplas Linguagens e a Apropriação do Conhecimento pela Criança na Educação Infantil
O processo de aprendizagem: a construção do conhecimento em crianças com hiperatividade
O MISTÉRIO DE PENSAR A CRIANÇA E A INFÂNCIA: UM OLHAR CRÍTICO NOS TEXTOS DIDÁTICOS
A invenção da Infância
História social da família e da infância
Construção do Conhecimento
TECNOLOGIA E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Meu jeito de aprender matemática
Novas situações de aprendizagens
Construtivismo e Práticas Pedagógicas