1. INTRODUÇÃO

O Ensino da História no Brasil, após sua introdução oficial nos programas escolares em 1931, passou por diferentes processos de transformação. Na segunda metade da década de 1990, o Ministério da Educação elaborou e divulgou os Parâmetros Curriculares Nacionais, documento que sugere os conteúdos a serem privilegiados nas séries iniciais do ensino fundamental. No caso específico da História, indicam a relevância de se trabalhar conteúdos relacionados à História Local. É importante lembrar que essas mudanças propostas apenas lentamente chegam às escolas dos sistemas de ensino, particularmente às redes municipais responsáveis pelas séries iniciais de escolarização. Por outro lado, dificuldades específicas são apontadas pelos professores que, em número significativo, não são licenciados. Formação, condições objetivas de trabalho e inadequação de materiais didáticos sobre a localidade têm sido apontados pelos docentes e pelos técnicos de Secretarias Municipais da Educação como problemas.

Lições

1. INTRODUÇÃO
2. O ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL: UM ESPAÇO PARA REFLEXÃO
3. O ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL: UM ESPAÇO PARA REFLEXÃO II
4. O ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL: UM ESPAÇO PARA REFLEXÃO III
5. COMO E O QUE TRABALHAR: ALGUMAS SUGESTÕES
6. COMO E O QUE TRABALHAR: ALGUMAS SUGESTÕES II
7. COMO E O QUE TRABALHAR: ALGUMAS SUGESTÕES III
8. COMO E O QUE TRABALHAR: ALGUMAS SUGESTÕES IV
9. FONTES ORAIS E A HISTÓRIA LOCAL
10. FONTES ORAIS E A HISTÓRIA LOCAL II
11. . FONTES ORAIS E A HISTÓRIA LOCAL III
12. HISTORIOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL: CAMINHOS DIFERENTES
13. A VALORIZAÇÃO DA FONTE ORAL
14. A VALORIZAÇÃO DA FONTE ORAL II
15. OS LUGARES DE MEMÓRIA
16. ESTUDO DA HISTÓRIA LOCAL: CONSTRUINDO A IDENTIDADE DO ALUNO
17. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR COMO DIFICULDADE MAIOR NO ENSINO DA HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS
18. O ENSINO DA HISTÓRIA: O SUJEITO EM FOCO
19. O ENSINO DA HISTÓRIA: O SUJEITO EM FOCO II
20. CONCLUSÃO


Exercicios

Exercicios



Mais Conteúdos

Ensino de História e História Local nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Livro didático e ensino de história local no ensino fundamental
A HISTÓRIA LOCAL COMO EIXO TEMÁTICO DAS SÉRIES INICIAIS
A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA LOCAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA:
O ensino da história local: um grande desafio para os educadores
O ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS: CONCEITOS E DISCUSSÕES
ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS: POSSIBILIDADES DE UMA AÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DAS NARRATIVAS DOS “ANTIGOS”
PRÁTICAS POSSÍVEIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
FORMULAÇÃO CONCEITUAL E ENSINO DE HISTÓRIA PARA CRIANÇAS